Quanto vale uma preferência de liquidação?
Dr. FroiData (“DFD”) começou a sessão admitindo para o paciente FounDeP (Founder de Palco) que não está nos seus melhores dias.
FounDeP: Você parece péssimo…
DFD: Peguei dengue. Minha esposa também. Não sabia que esta doença maldita era tão destruidora.
FounDeP: Acho que vou mudar minha descrição do seu estado. Você parece que dormiu na rua, está sem comer, e com umas manchas vermelhas assustadoras no corpo.
DFD: Obrigado pelas palavras que me tocam. Mas, por incrível que pareça, me sinto ainda pior que a sua descrição. E tenho um ajudante com muita experiência (3 anos de vida) cuidando de mim e da mãe dele com uma técnica diferente: não vou deixar a dengue derrubar vocês! Eu que vou derrubar ela com a quantidade de energia que vou demonstrar nesses dias. Foto da estratégia em ação.
FounDeP: Bom, eu também estou numa fase de recuperação. Depois que levantei uma quantidade animada de grana, minha startup não conseguiu entregar os resultados em linha com o “super esperado”. Então estou usando esse período para me tratar: não vou mais pisar em palco para bullshitar ninguém.
DFD: Acho que vale lembrar que você não estava sozinho nessa enfermidade. O custo barato do dinheiro fez bastante gente alimentar esse ego de palco, praticamente querendo acreditar nas “bullshitagens” dos mais talentosos como você.
FounDeP: Sim, mas isso não serve de alento para ninguém. Estou com uma empresa agora que cresce em uma velocidade “normal”, tenho dinheiro em caixa, e me sinto preso em uma situação sem brilho. O que fazer?
DFD: Nada de errado em explicar que o plano não deu certo e devolver o dinheiro restante para os investidores. Mas sinto que você não curte essa opção. Então conecto a sua situação com um texto bem interessante que li nesta semana, sobre startups órfãs. Vamos pensar juntos no seu caso.
Levantou acima das medianas globais nas rodadas todas:
Seed: levantou USD4M x USD2M da mediana;
Série A: levantou USD15M x USD10M da mediana;
Série B: levantou USD30M x USD20M da mediana.
Para justificar esses levantamentos, deu preferências de liquidação de 2x, mas se manteve dentro da trilha de VC (nesta heurística) com 40% de participação no captable ainda com founders e SOPs;
Os resultados atuais apontam para uma maturidade de receita de USD22M com velocidade de crescimento na margem de 40%, logo ficando no quadrante fora da trilha de VC da série C.
Com esses resultados, o intervalo (marcado com amarelo) de pre $ valuation está com USD72M e USD182M, mas muito mais próximo da banda de baixo.
O problema é que tem um stack de preferências de liquidação de quase USD100M (49x2), indicando que basicamente não tem mais valor nas ações dos founders e SOPs.
FounDeP: Meu deus, estou praticamente trabalhando de graça. E ainda tenho o trabalho de atualizar sobre a ancoragem de “valuations” passados.
DFD: Não diria de graça, mas com upside bastante limitado, para não dizer inexistente. E também não chamaria os “headlines valuations” do passado de corretos. Tem um professor de Stanford que já escreveu bastante sobre isso. É o momento de usar a habilidade de palco para conversar abertamente sobre isso com seus investidores. Alguns caminhos:
De novo: devolver a grana e fechar a empresa;
Com um BP renovado (focar em rentabilidade e sair da trilha de VC de vez), fazer um refresh do captable com revisão da governança, retirando o peso das preferências de liquidação. Alguns novos investidores podem gostar desse caminho e oferecer oportunidades secundárias para os antigos;
Buscar uma venda organizada da startup, mesmo sabendo que o contexto local de liquidez está muito difícil.
FounDeP: Nada fácil.
DFD: Nunca é fácil, queridão. Mas me parece mais razoável atacar esse tipo de situação de frente do que aplicar a estratégia mais em voga atualmente: esperando por um milagre. Ainda mais com a nossa terra prometida subindo juros, na contramão do mundo.
Interessante mencionar também sobre o valor da governança, dos termos e condições dos investimentos, especialmente as preferências de liquidação: elas valem tudo quando você mais precisa de flexibilidade.
FounDeP: Esse erro eu não cometo mais. Vou buscar inovar nas mancadas também, disruptando meu próprio aprendizado. E esse caminho fora da trilha de VC pode ser interessante… olha o brilho voltando nos olhos!
DFD: Calma o coração, fera. Essas conversas de reorganização societária nunca são fáceis, mas pode contar com meus dados e pitacos para ajudar. TMJ!